quarta-feira, 16 de maio de 2012

Ferdinand de Saussure

                                                   Ferdinand de Saussure

            Ferdinand de Saussure  foi um linguista e filósofo suiço, cujas elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguística enquanto ciência autônoma. Seu pensamento exerceu grande influência sobre o campo da teoria da literatura e dos estudos culturais.
Saussure entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, que ele propôs fosse chamada de Semiologia. Graças aos seus estudos e ao trabalho de  Leonard Bloomfield, a linguística adquiriu autonomia, objeto e método próprios. Seus conceitos serviram de base para o desenvolvimento do estruturalismono século XX.

As dicotomias saussureanas

  • Língua X Fala
Saussure também efetua, em sua teorização, uma separação entre língua e fala. Para ele, a língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado como produto social na mente de cada falante de uma comunidade, possui homogeneidade e por isto é o objeto da linguística propriamente dita. Diferente da fala que é um ato individual e está sujeito a fatores externos, muitos desses não linguísticos e, portanto, não passíveis de análise.
  • Sincronia X Diacronia
Ferdinand de Saussure enfatizou uma visão sincrônica, um estudo descritivo da linguística em contraste à visão diacrônica do estudo da linguística histórica, estudo da mudança dos signos no eixo das sucessões históricas, a forma como o estudo das línguas era tradicionalmente realizado no século XIX. Com tal visão sincrônica, Saussure procurou entender a estrutura da linguagem como um sistema em funcionamento em um dado ponto do tempo (recorte sincrônico).
  • Sintagma X Paradigma
O sintagma, definido por Saussure como “a combinação de formas mínimas numa unidade lingüística superior”, e surge a partir da linearidade do signo, ou seja, ele exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo, pois um termo só passa a ter valor a partir do momento em que ele se contrasta com outro elemento. Já o paradigma é ,como o próprio autor define, um "banco de reservas" da língua fazendo com que suas unidades se oponham pois uma exclui a outra.
  • Significante X Significado
O signo linguístico constitui-se numa combinação de significante e significado, como se fossem dois lados de uma moeda.
    • O significante do signo linguístico é uma "imagem acústica" (cadeia de sons). Consiste no plano da forma.
    • O significado é o conceito, reside no plano do conteúdo.
Contudo, indubitavelmente, a teoria do valor é um dos conceitos cardeais do pensamento de Saussure. Sumariamente, esta teoria postula que os signos linguísticos estão em relação entre si no sistema de língua. Entretanto, essa relação é diferencial e negativa, pois um signo só tem o seu valor na medida em que não é um outro signo qualquer: um signo é aquilo que os outros signos não são.

                                         site de busca: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferdinand_de_Saussure

Faça uma análise crítica sobre a contribuição de Ferdinand Saussure para o ensino da língua, abordando os pontos positivos e negativos de sua teoria.

(Público-alvo: alunos do 1° ano do ensino médio regular da Escola Estadual Vila Rica)

14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. ferdinand Saussure
    eli foi hum cara que tipo descobrio aas linguas diferentes sak graças aos estudo deli eo trabalho.e seu pensamento exerceu grande influência sobre o campo de teoria da literatura e dos estudos cuturai.a lingua X fala sobre a separação das palavras ou linguas e falas. e para ele a lingua e um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que esta depositados como produto social na mente de cada falante ou ovinte tbm de comunidades que possui homogeniedade e por isto e um objeto da linguistica propriamente dita. ferdinand saussure enfatizou uma visão sincrônica , um estudo descritivo da linguistica em costante a visão da crônica do estudo da linguistica historica o estudo das mudanças dos signos no eixo das sucessões historicas, a forma como o estudo das linguas era tradicionalmente realizados no seculo x1x.o sintagma , definido por saussure como a conbinação de formas minimas numa undade linguistica superior. e suege aparti linearidade dos signos,ou seja ele ixclui a possibilidade de proporcionar dois elementos aos mesmo tempo pois em termos .so passa a ter valor apartir do momento em que le se contrasta com outro elemento.

    wanderson de novo...

    ResponderExcluir
  3. TATIANE BORGES
    Ferdinand foi um filósofo suíço, tinha com ele o desenvolvimento
    linguistica diferente. Ele com entendimento linguistica como uma ideia
    leornad que brilhou com sua idéia sus idéias .linguistica as
    dicotomias sassure tinha a separaçâo de lingua cada lingua tinha seu
    lugar conceitos doferentes de comidades também e cada pensa de modo
    separadamente e torna assim a lingua diferente...sincrônia diacrõnia
    porque ele co idéia continou e teve uma idéia mais anpla e avançada
    tendo assim uma visão mais eficaz e ampla e ampla e foi assim tentando
    entender melhor a linguística de modo que ia evoluindo a cada lugara
    um meio de comunicar bem diferentes...bom sabendo que ficaria melhor a
    comicação ... sintagma deixando de pronunciar duas coisas a mesmo
    tempo, o significante o signo pode até se combina em algumas coisas e
    outras sao raramente conceitos e pensamentos de sassure;o conhecimento
    e irrestivel para aqueles que buscam evoluir juntamente com o
    comhecimento ass;tatiane borges de olivera...

    ResponderExcluir
  4. Ferdinand de Saussure foi um linguista e filósofo suiço, e suas elaborações teóricas influenciaram no desenvolvimento. Ele tinha formas diferentes de pensar sobre a Língua e a Fala, no seu ponto de vista a língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que está depositado como produto social na mente de cada falante de uma comunidade. Diferente da fala que é um ato individual e está sujeito a fatores externos. Conheceu também a Diacronia que era o estudo das mudanças dos signos no eixo das sucessões históricas, a forma como o estudo das línguas era tradicionalmente realizado. E também teve a visão sincrônica, ele procurou entender a estrutura da linguagem como um sistema em funcionamento em um dado ponto do tempo. Em sua opnião "O tempo altera todas as coisas."
    O sintagma pode ser definido por Saussure como “a combinação de formas mínimas numa unidade lingüística superior”, pois um termo só passa a ter valor a partir do momento em que ele se contrasta com outro elemento. Já o paradigma é como o próprio autor fixa, é um "banco de reservas" da língua fazendo com que suas unidades se oponham pois uma exclui a outra. Concluíndo, incontestavelmente, a teoria do valor é um dos conceitos do pensamento de Saussure. Resumidamente, esta teoria mostra que os signos linguísticos estão em relação entre si no sistema de língua. Ferdinand de Saussure procurava entender sobre a língua, e se aprimorar mais e mais, sobre os significados e significantes, formas de falar e línguas.

    :D Milena Macaiewski '

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Ferdinand de saussere foi um linguistico e filósofo suiço. as elaborações teóricas propiciaram o desenvolvimento da linguistica . O pensamento dele exercedeu grande influÊncia sobre o campo da teoria da leitura e das estudas culturais . Saussure efetua em sua teorizão uma separação entre lingua e fala . A lingua para ele é um sistema . Que se opõem uns aos outros . A lingua está depositada como produto social na mente . O signo linguística constitui-se numa combinação . Como se fosse dois lados de uma moeda.Saussere exclui a possibilidade de pronunciar dois elementos ao mesmo tempo.um termo so passa a ter valor a partir do momento que ele se contrasta com outro elemento.A teoria de valor é um dos conceitos cardeais do pensamento de saussure.Paradigma pode ser definido por saussere como um banco de reservas.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ferdinand de Saussure

    Ferdinand de Saussure: Foi um linguista e filósofo suíço cujas suas elaborações , precipitaram um grande desenvolvimento na linguagem quanto isso a ciência autônoma. Sua grande ideia exerceu um grande influentemente os grandes campos das teoria na literatura e estudos culturais.
    Saussure entendia a linguá como ramos da ciências, el propôs que os signos fosse chamada de semiologia graças aos estudos de Leonard Bloomfield a linguagem adquiriu grandes autonomia nos seus próprios objetivos e métodos.
    Com os esforço de Leonard bloomfield ajudaram os campos e base para um grande desenvolvimentos dos estruturalismono no seculo XX .
    (Eu entendi que graças a ajuda de leonard e do ferdnand a ciência e a linguá se desenvolveu melhor para que no seculo XX ajudam varias pessoas.

    O sintagma pode ser definido por Saussure como “a combinação de formas mínimas numa unidade lingüística superior”, pois um termo só passa a ter valor ha partir do momento em que ele se contrasta com outro elemento. Já o paradigma é como no próprio autor fixa, é um "banco de reservas" da língua fazendo com que suas unidades se oponham pois uma exclui a outra.a lingua X fala sobre a separação das palavras ou linguas e falas. e para ele a lingua e um sistema de valores que se opõem uns aos outros e que esta depositados como produto social

    ResponderExcluir
  9. ferdinand saussure foi um filósofo suiço .que desdriou varias linguas diferente ,pela as sua influencia adquirida pelas as linguas e falas ,e para ele a linguistica e um objetivo difindo em ideias e desevolvimento que sassure tinha em separaçaõ de varias linguas ,a cada lingua tinha o seu lugar ;o seu pensamento exerceu grandes ideias sodre o campo de teoria;da literatura ,esses conceitos falam da lingua. x fala sobre os valores que se opoem a cada ums deles; e tambem teve uma visaõ sincronica ,que ele procurou a entender como ficaria; a linguagem foi realizada,o sintagma pode ser definda em combinaçaõ de muitas formas a partir do momento que ele procura o elemento,com que suas ideias seja se valorizadas...com o seu trabalho com .com a cobimaçâo da literatura se progredu com suas idéia e falas e o comhecimento se desemvolveu muitas reorias sicrônicas ,que procurando assim ; entender melhor a linguísticas...ass; katiele souza costa ;;;

    ALUNA KATIELE SOUSA
    SÉRIE 1º ANO REGULAR NOTURNO

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. FERDINAND DE SAUSSURE foi um linguista e filosofo suiço, ele propicio o desenvolvimemto da linguistica . o seu pesamento deu grande influencia sobre o campo de teoria da literatura e dos estudos culturais.SAUSSURE ele efetua uma separacao entre lingua e fala . pra ele lingua e um sistema de valores que se opoem uns aos outros, diferentes da fala que e um ato individual e esta sujeito a fatores externos,e muitos desses nao linguisticos portanto nao passivas de analise .FERDINAND DE SAUSSURE tinha uma visao sincronica um estudo descritivo da linguistica em contraste a visao diacronica do estudo linguistica historica.o signo linguistico constitui se uma combinacao de significante e significado ,como se fossem dois lados de uma moeda.o significante do signo linguistico e uma imagem acustica.o significado e o conceito reside no plano do conteudo .contudo a teoria da valor e um dos conceitos do pensamento de SAUSSURE.SUMARIAMENTE a teoria os signos linguistico estao em relacao entre si no sistema de lingua.entretanto a relacao e diferencial e negativa pois em signo so tem valor na medida em que nao e um outro signo qualquer:um signo e aquilo que os outros signos nao sao....

    ResponderExcluir
  12. Pequena Biografia sobre Ferdinand Saussure.

    Após a morte de Saussure, seus discípulos esperavam encontrar em seus manuscritos a imagem fiel de suas geniais lições. Qual o quê! O mestre destruía os rascunhos que escrevia, as gavetas de sua escrivaninha estavam quase vazias. O jeito foi reunir as anotações minuciosas de seus alunos, compará-las e recriar cuidadosamente o pensamento do pioneiro da linguística. O resultado deste trabalho foi a publicação do "Curso de Linguística Geral".

    Filho de uma família abastada, Ferdinand de Saussure estudou desde cedo inglês, grego, alemão, francês e sânscrito. Com o objetivo de continuar a tradição científica de sua família, em 1875, estudou física e química na Universidade de Genebra. Em 1877, aos 21 anos, Ferdinand de Saussure publicou o livro "Memória sobre as Vogais Indo-Européias.

    Aluno: Jaqueline Alves Gregorio
    Professora: Sula Maria
    Matéria: Português

    ResponderExcluir
  13. Ferdinand de Saussure: Foi um linguista e filósofo suíço cujas suas elaborações , precipitaram um grande desenvolvimento na linguagem quanto isso a ciência autônoma. Sua grande ideia exerceu um grande influentemente os grandes campos das teoria na literatura e estudos culturais.
    Saussure entendia a linguá como ramos da ciências, el propôs que os signos fosse chamada de semiologia graças aos estudos de Leonard Bloomfield a linguagem adquiriu grandes autonomia nos seus próprios objetivos e métodos.
    Com os esforço de Leonard bloomfield ajudaram os campos e base para um grande desenvolvimentos dos estruturalismono no seculo XX .
    (Eu entendi que graças a ajuda de leonard e do ferdnand a ciência e a linguá se desenvolveu melhor para que no seculo XX ajudam varias pessoas.
    Filho de uma família abastada, Ferdinand de Saussure estudou desde cedo inglês, grego, alemão, francês e sânscrito. Com o objetivo de continuar a tradição científica de sua família, em 1875, estudou física e química na Universidade de Genebra. Em 1877, aos 21 anos, Ferdinand de Saussure publicou o livro "Memória sobre as Vogais Indo-Européias

    ResponderExcluir
  14. Ferdinand de saussure foi uma liguista e filosofo suiço, e sua elaboraçoes teorica enfluenciaram o desenvolvimento. O pensamento delo exerseu grande enfluencia sobre ao campo da teoria da leitura e dos estudos culturais.
    A terio de valor e um dos conceitos cardeias do pensamento do Saussure. A lingua e um sistema de valor que se opoem um aos outros. Saussure entedeia a lingua como um ramo da ciencia mais geral dos signos.
    Graças ao trabalho de Leonard bloomfield, a linguistica adquiriu a otonomia, objeto e metodo. Seus conceitos serviam para o desevolvimento do estruturalismo. Saussure efetivou uma visao subconta um istudo descritivo da linguisticas. Ele excluiu a possibilidade de proporcionar dois elemento ao mesmos tempo pois o termo so passa a ter valor aparti do momento se costatar com outro elemento.
    O signo linguisticos constitui-se uma combinaçao. Como se fose dois lado de uma moeda.

    ResponderExcluir